MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Coordenação de Desenvolvimento Estudantil divulga “Guia de recomendações para a comunicação online”

Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Se, antes da pandemia, nosso tempo no mundo virtual já era maior do que o desejado, como o isolamento e o ensino remoto a interação com as redes sociais foi potencializada. A fim de promover formas de comunicação online mais respeitosas e estabelecer ambientes de interação digital mais saudáveis, a Coordenação de Desenvolvimento Estudantil do Campus Nova Suíça (CDE-NS) elaborou um “Guia de recomendações para a comunicação online“.

A iniciativa contou com conversa e consulta aos representantes de turma. Neste diálogo, buscou-se produzir elementos para um plano de convivência nas redes, apontando caminhos para superar dificuldades próprias do conviver em um ambiente em que se sintam pertencentes e fortalecidos no propósito de resolver seus problemas de formas mais equilibradas do que com o uso da violência, educando para a autonomia.

Neste contexto, o Guia se constituiu em esforço na busca de subsídios para prevenir, de forma ativa e participativa, as violências típicas das redes, como o cyberbullying, considerando-o uma questão de responsabilidade de todos(as), pois ele nasce no contexto de grupos e nele se mantém por participação coletiva. Se o (cyber)bullying causa danos em toda a escola e se todos são responsáveis por preveni-lo, seria importante elaborar regras claras de convivência que todos possam ter conhecimento e cumprir.

Sem a pretensão de consolidar tais regras e combinados, o Guia de Recomendações busca fomentar reflexões neste âmbito, sem esgotá-las. O material é um convite para o aprender a conviver de forma mais leve, aprendendo a lidar coletivamente com os conflitos e resolvendo-os com responsabilidade, bem como para promover a empatia, a tolerância e o respeito no ambiente escolar. 

Diretoria de Campus / CDE-NS