Dez anos da Química Tecnológica tem palestras e investigação criminal
Sexta-feira, 14 de outubro de 2016
Nos dias 17 e 18 de outubro, segunda e terça-feira, o Departamento de Química do CEFET-MG promove uma verdadeira maratona de palestras, minicursos e desafios. As atividades integram a 12ª Semana Ciência e Tecnologia (C&T), sendo que as ações de terça-feira são alusivas aos 10 anos da graduação em Química Tecnológica.
A programação de segunda-feira (17) conta com a participação de palestrantes de Instituições como Petrobrás, Polícia Federal, UFMG e do próprio CEFET-MG abordando temas ligados aos diversos setores em que o químico pode atuar, como forense, alimentício, ambiental e cosmético.
Já na terça-feira (18), a comemoração dos 10 anos do curso traz um dos temas que mais desperta o interesse dos jovens profissionais: a química forense. O destaque será o desafio “CSI CEFET-MG: confrontos papiloscópicos e casos resolvidos”, que contará com a participação de peritos da Polícia Federal. A exposição, montada no hall do refeitório do campus I, vai reproduzir o escritório em que foi achado o corpo do personagem fictício Carlos Bittencourt, um magnata do ramo imobiliário. Para desvendar o “assassinato”, os peritos, utilizando as mais avançadas técnicas da química forense, vão contar com a ajuda do público da exposição. O objetivo é demonstrar a importância da ciência nas investigações criminais.
O coordenador do curso de Química Tecnológica, professor Márcio Basílio, explica que os visitantes da exposição poderão indicar os potenciais criminosos da cena fictícia. “É através do desenvolvimento tecnológico da Química que vários processos de investigação criminal ganharam exatidão e confiabilidade, ampliando muito as possibilidades de desvendar os mais diversos tipos de crimes e contravenções penais”, acrescenta.
A atividade utilizará os equipamentos mais modernos disponíveis no mundo. A Polícia Federal dispõe dos mesmos equipamentos de última geração utilizados por departamentos de investigação de outros países, como os utilizados pelo FBI, nos Estados Unidos.
O CSI CEFET-MG faz alusão aos seriados em que cientistas atuam na reconstrução de crimes misteriosos. A exposição poderá ser vista no dia 18, das 14h às 20h. Os detalhes sobre o “caso” estão disponíveis no perfil do curso de Química Tecnológica no Facebook.
Saiba mais
Acesse a programação completa da segunda e da terça-feira
Confira a programação completa da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia
Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG