MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupo de pesquisa cria molécula para prevenir e tratar doenças

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Um grupo de pesquisadores do CEFET-MG e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criou uma molécula de DNA capaz de criar, potencialmente, defesas ou proteção contra doenças em mamíferos. A molécula foi construída utilizando técnicas de Biologia Molecular, denominado pExu (do inglês Extra CromossomalUnit) para a entrega do ADN a ser expresso em células eucariotas. A análise para avaliar a funcionalidade do vetor foi realizada em cultura celular (in vitro) e em camundongos (in vivo).

O estudo foi desenvolvido pela professora de Biologia do CEFET-MG Mariana Martins Drumond, em parceria com a professora Pamela Mancha-Agresti, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Genética Celular e Molecular (LGCM) da UFMG, um grupo de pesquisa da Fundação Ezequiel Dias, sob supervisão do professor Vasco Azevedo, membro da Academia Brasileira de Ciências.

“Abre-se uma porta na pesquisa para a prevenção e tratamento de doenças. Nós demos o primeiro passo, desenvolvemos a ferramenta e realizamos os testes preliminares e o resultado foi promissor. Agora o foco é mostrar como o vetor associado a um gene específico é capaz de atuar em determinadas doenças, como a osteoporose, por exemplo. No futuro, podemos pensar em uma prevenção no desenvolvimento de doenças”, ressalta a professora Mariana.

O vetor desenvolvido tem a capacidade de crescer dentro das bactérias lácticas, utilizadas como veículo de entrega do vetor. Essas bactérias são consideradas benéficas para a saúde e são utilizadas na conservação de vários alimentos, como, por exemplo, iogurte, queijos, vinhos etc. A produção da proteína de interesse só acontece dentro das células eucarióticas, como as de camundongos e dos seres humanos.

A pesquisa rendeu ao grupo de pesquisadores a conquista de um prêmio no 10º Congresso Anual da Sociedade de Vacinas, marcado para acontecer de 2 a 4 de outubro, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A pesquisa será apresentada no evento em formato de pôster.
Mais três trabalhos relacionados às pesquisas desenvolvidas no Laboratório da UFMG estão sendo apresentados esta semana no 23º Congreso Latinoamericano de Microbiología, realizado na cidade de Rosario, Argentina.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG